Bem-vindos a este espaço temático sobre o Natal e Ano Novo.
Votos de festas felizes a todos os visitantes.

Símbolos e tradições: Estrela de Natal

Segundo a tradição, a Estrela de Belém guiou os Reis Magos, durante vários dias, desde o Oriente até ao local onde Jesus nasceu, para que este pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. No que se refere à veracidade ou não do aparecimento da Estrela de Belém aquando do nascimento de Cristo, só se pode especular, nenhuma teoria consegue fundamentar-se em provas 100% fiáveis. Feliz Natal

Johannes Kepler,  na noite de 17 de Dezembro de 1603 d. C.,observou, em Praga, a conjunção do planeta Júpiter com Saturno na constelação de Peixes, formando uma só estrela. Pelo estudo de textos antigos, Kepler concluiu que essa mesma conjunção teria ocorrido no ano de 747 da era romana, com isto Kepler divulgou uma nova data para o nascimento de Cristo, 7 anos antes da calculada, no século VI pelo frade Dionísio, e que serve de cronologia da era cristã, e pela se colocou o nascimento, erradamente, no ano de 754.

Esta estrela, para além de ser a guia dos Reis Magos, simboliza Cristo, Luz do Mundo: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue, não andará nas trevas" (Jó 8,12). Também há quem considere que a representação de estrelas no Natal simbolize os santos e os justos, que são como estrelas no céu.

Hoje em dia, a estrela é colocada no topo da árvore de Natal e no próprio presépio.

Sem comentários

Enviar um comentário